Com a proposta 'Máquina Fitorremediadora de Relave ,Minero', a equipe chilena ganhou o primeiro lugar do 11º Concurso Alacero de Projeto em Aço para estudantes de Arquitetura 2018 na Colômbia.
A equipe formada por alunos da Universidade Finis Terrae - Diego Concha, Tomás Aguirre e Trinidad Hermosilla - apresentou um projeto que busca "recuperar e reutilizar resíduos de mineração através do uso de plantas com alta resistência a minerais para a redução e futura mitigação dos riscos ambientais do terreno", segundo os autores explicam no memorial, cujos tutores foram os professores Andrés Echeverría e Cristián Lecaros.
O júri internacional conferiu o segundo lugar à equipe brasileira, integrada por João Pedro Sommacal de Mello, Felipe Fachini Maia, Camilla Duarte Gubeissi e Kelly da Rocha Comparsi (Universidade Presbiteriana Mackenzie), cujo orientador foi Renato Carrieri. A menção honrosa foi para a Colômbia, cuja equipe era composta por alunos da Universidade de Salle: Salomon Puentes Hernandez, Juan Camilo Vásquez Cardona, Oscar Javier Gutiérrez Peña e Andrés Felipe Morales Gómez. Seus tutores foram Helmuth Ramos Calonge, Carlos Manrique e Freddy Díaz.
A edição internacional do concurso Alacero reúne uma série de projetos vencedores em escala nacional em todo o território da América Latina. No caso da equipe vencedora, estes já haviam recebido o XXXII Concurso CAP Chile.
O júri do concurso internacional foi composto pelos arquitetos Sebastián Colle (Argentina), Carolina Fonseca (Brasil), Álvaro Donoso (Chile), Felipe Vejarano (Colômbia), Luis Enrique López Cardiel (México) e Juan Mubarak (República Dominicana).
Conheça este projeto aqui.